Asma na infância
A asma é uma doença inflamatória muito frequente na infância e adolescência. Deve-se a um estreitamento dos brônquios, o que dificulta a saída do ar durante a expiração.
A forma de apresentação é diferente de criança para criança e pode variar ao longo da vida. Alguns têm crises bem definidas de tosse, pieira e/ou falta de ar, outros têm sintomas noturnos como tosse repetida; outros ainda, só têm sintomas com o exercício físico. Uma criança pode ter todos estes sintomas.
Geralmente após o terceiro episódio dos sintomas descritos, dizemos que uma criança tem asma. Muitas crianças deixam de ter sintomas entre os 3 e os 5 anos.
A asma pode estar associada a outras doenças como eczema atópico, rinite e outras alergias. Frequentemente um dos pais/irmãos tem pelo menos uma destas doenças.
Vários fatores podem desencadear uma crise. Os mais frequentes são: infeções respiratórias víricas, exercício físico (principalmente correr ao ar frio), alergenos como ácaros do pó da casa ou pólenes e fatores ambientais como fumo do tabaco.
O diagnóstico é feito pelos sintomas e pela observação da criança. A partir dos 6 anos as provas de função respiratória contribuem para o diagnóstico. Existem testes sanguíneos ou cutâneos que apenas indicam se a criança é alérgica, não servindo para diagnosticar asma.
26 maio 2021