O que é a acne?
A acne é uma doença de pele frequente que afeta a maioria dos adolescentes com gravidade muito variável. Atinge maioritariamente a face, peito e costas, e traduz-se por pele oleosa, borbulhas e pontos negros, entre outros.
O que causa a acne?
Quatro fatores principais contribuem para o aparecimento da acne: o óleo natural do corpo (sebo), poros obstruídos, bactérias (habitualmente pouco agressivas e existentes na pele de todos, sendo a mais importante a C. acnes), e a reação do corpo aos fatores anteriores (inflamação). De uma forma resumida, ocorre o seguinte:
O que devo fazer se tiver acne?
Quando devo ir ao médico?
Existem várias doenças de pele cujo aspeto se pode assemelhar à acne, pelo que é recomendado que adolescentes com este tipo de lesões sejam observados e diagnosticados por um profissional de saúde.
Se a acne for ligeira e se a condição não incomodar o adolescente, a utilização de produtos dermocosméticos adequados a pele com tendência acneica pode ser suficiente.
O médico poderá recomendar a utilização de medicamentos, tópicos (aplicados na pele) e/ou de uso oral se:
A acne tem cura?
Embora a acne não possa ser curada, os tratamentos disponíveis conseguem frequentemente controlar a doença. Para além disso, sendo uma situação relacionada com o perfil hormonal da adolescência, é natural que se vá extinguindo com o avanço da idade.
Mitos e ideias erradas sobre a acne
Apesar de ser uma das doenças mais vulgares, os mitos em relação a esta doença são frequentes e importa desfazer algumas ideias erradas, mas comuns.
- “A acne é causada por má alimentação”
Até agora, os estudos científicos não encontraram nenhuma relação entre alimentos e acne, mesmo aqueles que muitos jovens associam ao aparecimento de borbulhas, como o chocolate e alimentos gordurosos. Contudo, está provado que uma dieta diversificada e equilibrada traz benefícios para a saúde em geral e também para a acne.
- “A acne é causada pela falta de higiene”
As reações biológicas que desencadeiam a acne ocorrem nas camadas mais profundas da pele e não na superfície, pelo que a limpeza da pele não tem efeito determinante sobre a acne. A higiene pode ser perfeita e, ainda assim, a acne ser grave.
- “Melhora-se a acne se se espremer pontos negros e borbulhas”
Na verdade, estes comportamentos podem piorar a inflamação, aumentar a duração das borbulhas, provocar manchas duradouras e até mesmo cicatrizes definitivas.
- “Quem tem acne deve apanhar muito sol”
A exposição solar moderada e o bronzeamento nas férias parecem associar-se à melhoria transitória da acne e do humor. Não há, no entanto, evidências conclusivas de que a exposição prolongada à luz solar melhore a acne a médio ou longo prazo. Para além disso, a exposição solar desprotegida ou intensa pode causar agravamento importante das lesões inflamatórias. Assim sendo, adolescentes com acne devem utilizar protetor solar, dando preferência a produtos “oil-free”. Não raramente, no tratamento da acne são usados medicamentos tópicos e orais que aumentam a sensibilidade ao sol. Nestes casos, a utilização de medidas várias de proteção solar é mandatória.
- “A acne é contagiosa”
Embora no seu aparecimento estejam envolvidas bactérias, a acne não é uma doença contagiosa, não sendo possível a sua transmissão a outras pessoas.
Bibliografia:
1. Sutaria AH, Masood S, Schlessinger J. Acne Vulgaris. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021 Jan.
2. Acne: tips for managing. American Academy of Dermatology Association. Disponível em: https://www.aad.org/public/diseases/acne/skin-care/tips.
3. Habeshian KA, Cohen BA. Current Issues in the Treatment of Acne Vulgaris. Pediatrics. 2020 May;145(Suppl 2):S225-S230.
Autores:
Catarina Queirós1 (interna de formação especifica de Dermato-Venereologia)
Cristina Tapadinhas1 (Assistente Hospitalar Graduada de Dermato-Venereologia)
1 - Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte, Hospital de Santa Maria, Serviço de Dermatologia
Texto elaborado por solicitação para o Portal C&F, SPP 2021.06©