O que é a Síndrome de Morte Súbita do Latente?
A Síndrome de Morte Súbita do Latente (SMSL) é a morte que acontece ocorre subitamente num bebé com menos de um ano de idade sem uma causa aparente, mesmo depois de terem sido realizado exames.
Porque é importante falar da SMSL?
Por não ter uma causa conhecida, a SMSL é um pouco assustadora mas há medidas que podemos adotar para diminuir o seu risco!
Sabemos que, nos países desenvolvidos, a SMSL é a principal causa de morte em crianças que têm entre um mês e um ano de idade (mais frequente abaixo dos seis meses).
Porque acontece a SMSL?
Não se sabe exatamente porque acontece a SMSL em alguns bebés. Pensa-se que a SMSL ocorra quando há uma associação de acontecimentos num determinado bebé, nomeadamente aqueles que têm muitos fatores de risco associados (como a prematuridade ou a doença crónica).
Como reduzir o risco da SMSL?
Antes do bebé nascer:
Após o bebé nascer:
Referências bibliográficas:
1. SNS24. Saúde da Criança – Síndrome de Morte Súbita do Lactente. Disponível em: https://www.sns24.gov.pt/tema/saude-da-crianca/sindrome-de-morte-subita-do-lactente/. Acesso em 10 de Outubro de 2024.
2. Sociedade Portuguesa de Pediatria. Como reduzir o risco de Síndroma da Morte Súbita do Lactente (SMSL). Disponível em: https://www.spp.pt/ . Acesso em 10 de Outubro de 2024.
3. Corwin MJ. Sudden infant death syndrome: risk factors and risk reduction strategies. In: UpToDate.
4. Männikkö, R., Wong, L., Tester, D. J., Thor, M. G., Sud, R., Kullmann, D. M., et al. (2018). Dysfunction of NaV1.4, a skeletal muscle voltage-gated sodium channel, in sudden infant death syndrome: a case-control study. Lancet, 391(10129), 1483–1492.
Elaborado por:
Luísa Castello-Branco Ribeiro e Madalena Leiria Carvalho
Interna/os de Formação Específica de Pediatria, Serviço de Pediatria, Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, Unidade Local de Saúde Amadora / Sintra
Orientado por:
Carlos Escobar, Helena Almeida e Maria de Lurdes Torre
Assistentes Hospitalares de Pediatria, Serviço de Pediatria, Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, Unidade Local de Saúde Amadora / Sintra
Texto elaborado por solicitação para o Portal C&F, SPP maio 2025©