Quem somos?
Este projeto está a ser desenvolvido por uma equipa de psicólogos do Centro da Criança e da Família do William James Center for Research, ISPA-Instituto Universitário. O projeto é apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BPD/11484/2016) e pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Porque é que este projeto é importante?
É frequente que as crianças de idade pré-escolar sintam medo e se retraíam quando se confrontam com pessoas, situações ou ambientes novos, mas acabam por ultrapassar este medo e este retraimento iniciais.
Algumas crianças podem demorar mais tempo a sentirem-se à vontade e a lidar com estes desafios, nomeadamente a juntar-se a crianças da mesma idade para brincar, a separar-se dos pais para explorar o ambiente, a falar com adultos com os quais não têm contacto regular, e a participar em atividades do jardim-de-infância ou outras atividades.
Os estudos mostram que, quando se prolongam no tempo, as dificuldades da criança em lidar com estes desafios podem afetar o seu bem-estar, a relação que estabelece com as outras crianças da mesma idade e a sua adaptação à escola.
Perante estas dificuldades, os pais podem sentir-se preocupados ou frustrados e nem sempre sabem como ajudar os seus filhos.
É importante que os pais tenham consciência que nem eles nem a criança têm culpa por este tipo de comportamento, mas que podem aprender e implementar algumas estratégias que podem ajudar as crianças a sentirem-se mais à vontade no dia-a-dia e a lidar de forma mais eficaz com estes desafios.
Quais são os nossos objetivos?
Este projeto pretende avaliar um programa de intervenção online (Programa da Tartaruga Online) dirigido a pais de crianças socialmente inibidas de idade pré-escolar (3-5 anos).
Este programa gratuito tem como objetivo ajudar os pais a conhecer e a implementar algumas estratégias que lhes permitam fortalecer a relação com os seus filhos através do brincar, promover a confiança dos seus filhos para lidar com situações novas e aumentar a cooperação e obediência dos seus filhos. Paralelamente, serão disponibilizados materiais didáticos (vídeos de animação, histórias) aos pais para que ajudem os (as) seus (suas) filhos (as) a conhecer e praticar estratégias que os (as) ajudem a iniciar a interação com outras crianças, a comunicar com outras crianças e com os adultos, a expressar e a lidar com as emoções negativas (e.g., medo, frustração) de forma mais eficaz.
O Programa da Tartaruga Online foi desenvolvido com base na evidência e deriva de um programa com resultados comprovados nos EUA (Chronis-Tuscano e colaboradores, 2015).
Consulte o Folheto abaixo.
Informações contactar:
Maryse Guedes
Centro da Criança e da Família, William James Center for Research , ISPA– Instituto Universitário
E-mail: programadatartarugaparapais@gmail.com | mguedes@ispa.pt
Tel. 913 734 114
Facebook: https://www.facebook.com/programadatartarugaparapais/
Morada: Rua Jardim do Tabaco, 42, 1100-081 Lisboa