Dia Mundial da Criança - Quando respirar é prejudicial, todos falhámos!

A criança tem o direito de nascer e viver num ambiente saudável e onde é bom respirar.

De acordo com a OMS morrem prematuramente de doenças relacionadas com o tabaco cerca 4 milhões de pessoas por ano, sendo expectável o aumento para 10 milhões, até ao ano 2030.(1)

A epidemia afeta, também, quem não tem o direito de dizer não à exposição ao fumo do tabaco. As crianças mesmo antes de nascerem e também durante o seu crescimento têm contacto com o fumo do tabaco. Fumar durante a gravidez traz sérios riscos para a saúde da mulher e do feto: abortos espontâneos, nascimentos prematuros, recém-nascidos com baixo peso ao nascer; mortes fetais e de recém-nascidos, maior incidência de morte súbita do lactente e complicações com a placenta e hemorragias; entre tantas outras que a evidência científica já conseguiu demonstrar.

As crianças devem ser informadas sobre o tabaco e a indústria do tabaco. Ou seja, devem ter acesso a informação sobre os efeitos imediatos e de longo prazo do tabaco na saúde, a dependência dos produtos associados, nomeadamente a nicotina, as formas como a indústria do tabaco “conquista” os jovens e as estratégias que a publicidade do tabaco utiliza.(2)
Prevenir o consumo é uma prioridade pelo que deve assegurar-se, para além do conhecimento, a preservação dos direitos, com foco especial no direito de nascer e viver num mundo sem fumo, num ambiente saudável onde é bom respirar.

A evidência científica estabeleceu de forma inequívoca que o consumo de tabaco e a exposição ao fumo causam morte, doenças e invalidez, e que os cigarros e outras formas de consumo de produtos de nicotina não são mais do que outras formas de manter a dependência. A nicotina contida no tabaco é viciante. Os cigarros são o único produto de venda livre que mata metade de seus consumidores.(3)

O direito à saúde e a um ambiente saudável não pode ser alcançado sem a cessação tabágica

 TABELACRIANCA

De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, estas têm direito à saúde e o legislador é obrigado a dar prioridade ao interesse superior da criança em todas as medidas que as afetam. (2)

Não fumar é a melhor forma de proteger a saúde e a liberdade de escolha!


1 Unfairtobacco., Factsheet: Children have a Right to a Tobacco-free World., 2019. 
2 WHO., Tobacco and the Rights of the Child., 2001
3 WHO FCTC., WHO Framework Convention on Tobacco Control., 2003.
4 Toebes B, Gispen ME, Been JV, et al. A missing voice: the human rights of children to a tobacco-free environment., 2018;27:3–5

DOWNLOAD

Grupo de Trabalho para o Controlo de Exposição ao Tabagismo (sTOPPagE) 
Portal C&F, SPP 2021.06.01©